8 de fevereiro de 2013

Saúde: Dengue



Olá meninas! Tudo certinho?

Sumi por um tempo, por conta de uma doença muito chata e que me deixou mal por vários dias. Realmente foi a pior doença que já tive na minha vida até hoje.









Por causa desse "bendito" mosquitinho aí, fiquei de cama quase 10 dias, tive desmaio, dor de cabeça, febre, manchas vermelhas pelo corpo, fraqueza, entre outras coisas.

Fui ao hospital e me disseram que a dengue está circulando novamente principalmente em quem voltou do litoral. E se um mosquito Aedes aegypti (esse horroroso aí da foto) picar uma pessoa com a doença e picar outra, o vírus é transmitido. Não sei como, mas aqui em casa só eu fiquei doente.

Achei de utilidade postar alguns conhecimentos aqui pra vocês, pois a dengue está circulando o Brasil inteiro, e principalmente nessa época de chuvas as chances aumentam.

Os principais sintomas são:


seta Dengue Clássica
Mais Febre alta com início súbito.
Mais Forte dor de cabeça.
Mais Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
Mais Perda do paladar e apetite.
Mais Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
Mais Náuseas e vômitos·
Mais Tonturas.
Mais Extremo cansaço.
Mais Moleza e dor no corpo.
Mais Muitas dores nos ossos e articulações.

seta Dengue hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:
Mais Dores abdominais fortes e contínuas.
Mais Vômitos persistentes.
Mais Pele pálida, fria e úmida.
Mais Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
Mais Manchas vermelhas na pele.
Mais Sonolência, agitação e confusão mental.
Mais Sede excessiva e boca seca.
Mais Pulso rápido e fraco.
Mais Dificuldade respiratória.
Mais Perda de consciência.
Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.
O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal. 
 
Sintomas



Agora vem a ironia: você sente que vai morrer, vários sintomas horríveis, e se pergunta "qual é o tratamento?". No caso da dengue clássica que foi a que eu tive, o tratamento é NENHUM. Basicamente você tem que ficar de repouso, tomar muito líquido (mais de 2,5 litros) e esperar que os malditos sintomas passem. No caso de febre e dor deve-se tomas somente Paracetamol. Nenhum outro medicamento deve ser ingerido para não aumentar o risco de hemorragias.

Se você tem algum desses sintomas, procure um médico o mais breve possível.
Tem também um site que dá várias informações sobre a dengue: 



Bom, é isso! espero que ninguém pegue isso. Se forem para a praia levem muito repelente. Eu recomendo o Repelex spray de citronela, ele protege por até 4 horas.

Beijos e até o próximo post!



Se você gostou do blog não deixe de seguir e clicar em "leu?"no rodapé da página!

0 comentários:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário!

© Makeup, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena